JINGLE BEERS

admin   Dezembro 17, 2016   Sem comentários em JINGLE BEERS

Versátil, a “paixão nacional” combina perfeitamente com a ceia natalina. Duvida? Então veja 8 dicas de “cervejas de Natal”;

1. Peru de Natal (tradicional)
O tradicional peru de Natal tem um sabor mais caramelizado, portanto, harmoniza muito bem com cervejas do estilo Amber Ale ou do estilo Bock, ensina o beer sommelier Samuel Hoshino.“A Baden Baden Bock é uma excelente escolha. Sua coloração castanha, com um toque adocicado ao paladar e aroma levemente tostado traz uma cerveja Lager encorpada a mesa.
Além do Peru, a baden Baden Bock é ideal para acompanhar queijos Gouda e Gorgonzola e sobremesas a base de chocolate”, afirma o beer sommelier. Outra sugestão é a Eisenbahn 5 anos, estilo Amber Ale, é produzida com a técnica de dry hopping, ou seja, leva uma segunda adição de lúpulos aromáticos durante a maturação.Com isso, o aroma de lúpulo fica bem mais intenso.“A Eisenbahn 5 anos é perfeita em uma mesa de natal. Alem de harmonizar com o peru de natal, esta cerveja pode ainda harmonizar com carnes mais fortes ou queijos azuis, como roquefort, stilton e gorgonzola”, completa Hoshino.

2. Peru de Natal com molhos cremosos
Já nas receitas de peru de Natal temperados com molhos cremosos ou à base de leite, usa-se cervejas do estilo Gold Ale. “A textura e sabor de molhos desse tipo combinam com esse estilo de cerveja, um pouco mais encorpada e com teor alcoólico mais elevado”, explica Samuel Hoshino. “A Baden Baden Golden é uma cerveja diferenciada. Seu sabor é levemente adocicado e a adição de canela e frutas vermelhas aos seus ingredientes conferem um delicioso aroma frutado à cerveja. Já a Eisenbahn Strong Golden Ale segue à risca esse estilo belga. De coloração dourada e alto teor alcoólico, essa poderosa cerveja apresenta um sabor levemente adocicado e aroma frutado. Ambas são ótimas opções principalmente quando o prato segue para um tempero mais adocicado.”, conclui Samuel.

3. Bacalhau de Forno
Quando pensamos em cozinhar bacalhau, logo nos lembramos do sabor salgado desse peixe. Os pratos de bacalhau geralmente são acompanhados de creme de leite, natas e molho branco, por isso, devemos harmonizar com cervejas mais potentes, com toques adocicados para limpar o paladar e equilibrar o sal. “Neste caso minha sugestão é a Baden Baden Weiss, que é um grande coringa de harmonização. Ótima para carnes brancas em geral, a Weiss consegue harmonizar mesmo com pratos que ofereçam um pouco mais de impacto, além dos sabores e aromas frutados que ajudam a complementar a comida, esta cerveja ainda traz a refrescância que é imprecíndivel para o natal brasileiro”, explica o beer sommelier.

4. Pernil
Uma ceia não está completa sem um pernil suíno, que vai muito bem com as cervejas do estilo IPA. O alto teor alcoólico ajuda a equilibrar a gordura e os sabores intensos da carne de porco, enquanto o amargor do lupulo e os gostos do malte complementam o sabor do prato.“A Baden Baden American IPA é uma cerveja do estilo American India Pale Ale, com aroma intenso de maracujá proveniente dos lúpulos e da adição do suco da fruta. Tem coloração acobreada e amargor potente, porém equilibrado por seu sabor cítrico e teor alcoólico elevado. Esta cerveja é produzida com a técnica Dip Hop, que possibilita maior diferenciação e personalização dos aromas nobres do lúpulo, sem interferir na qualidade do amargor. Procure seguir com um tempero mais cítrico no pernil para melhor harmonizar com esta cerveja, ou experimente com sobremesas a base de maracujá para finalizar a ceia!”, completa Hoshino.

5. Lombo
Carnes mais magras, como um lombo podem ter harmonizações bem diferentes. “numa harmonização temos que pensar em tudo, desde o método de cozimento até os condimentos utilizados. Um lombo assado com mel por exemplo pode harmonizar muito bem com uma Eisenbahn Weizenbier que tem sabores e aromas frutados, mas se for temperado com ervas numa versão mais tradicional se torna uma boa combinação para a Eisenbahn Pale Ale.

6. Torta de frutas secas
Os bolos à base de frutas secas e passas são muito comuns no Natal, o que pode ser perfeito para harmonizar com uma cerveja como a Eisenbahn Weizenbock. “Esse estilo possui aromas frutados como as versões claras das cervejas de trigo, porem seus maltes tostados conferem a ela aromas que lembram caramelizado e frutas passas. Além disso, o alto teor alcoólico é suavizado graças aos sabores adocicados do malte e da sobremesa.”

7. Torta de frutas vermelhas
Do mesmo jeito que um morango combina com chocolate, sobremesas com frutas vermelhas também combinam com cervejas que trazem notas tostadas, achocolatadas. Se tiver chocolate mesmo na receita então, melhor ainda. Por semelhança, para ficar um frutado completo, opte por cervejas que levem as frutas também na sua receita. Para essa harmonização, prefira as cervejas dos estilos Kriek, Stout ou Chocolate Stout. “Eu aconselho sem dúvidas a Baden Baden Chocolate Beer para harmonizar com sobremesas em geral. Ela traduz o equilíbrio perfeito entre o delicioso sabor de chocolate e o amargor característico de maltes tostados e lúpulos especiais, deixando um final levemente seco e agradável”, fala Samuel.

8. Edição especial de Natal
Outra sugestão bacana é a Baden Baden Christmas Beer. Desevolvida especialmente para essa data a cerveja é refrescante e levemente frisante, assemelhando-se a um espumante. “Ela é perfeita para o natal brasileiro! Uma cerveja refrescante para o verão, que harmoniza com praticamente todos os pratos tipicos do natal como peru, panetones, mix de nozes, frutas frescas e secas! Sua formula é de trigo, do tipo Ale, com coloração clara, corpo leve, sabor residual levemente seco e aroma frutado.”, ensina Samuel.

9. Eisenbahn Lust Prestige
A Eisenbahn Lust Prestige é ideal para aperitivo e acompanhamento para entradas, principalmente em cardápio de festas. “Ela é feita pelo método de produção de champagne, ou seja, passa por um período de re-fermentação na garrafa, aumentando seu teor alcoólico e maturação por um ano através de um processo denominado cuvée. Em função disso, apresenta paladar mais seco e aromas amanteigado, de brioche. Uma cerveja que sem dúvida merece muitos brindes”, conclui o beer sommelier.

10. Costelinha de porco
Já para a tradicional costelinha de porco, cervejas mais fortes e encorpadas ajudam na hora de harmonizar. A Baden Baden Red Ale tem o teor alcoólico para equilibrar a gordura do prato, enquanto os sabores adocicados do malte e o amargor do lúpulo ressaltam os sabores da carne de porco. Molhos de gorgonzola ou barbecue podem complementar esse prato e tornar a experiência ainda melhor.

Sempre tivemos dificuldades em Harmonizar o prato com a Cerveja (e que valorizada dá no sabor da Comida), e hoje viemos dividir com vocês essa dica, conheça cada uma delas:

badenbock chocolate cristmasbeer eisenbahn5anos golden lustprestige paleale redale strong  weisswaizenbier

Fonte: Dica enviada por FSB – IMC Grupo

ENVIE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *